top of page
Gostou? Comente!
Posts Recentes

Os Muitos Países das Maravilhas

  • Gabriela Guazzi
  • 16 de set. de 2015
  • 2 min de leitura

Que a obra “Alice no País das Maravilhas”, publicada em 1865 por Charles Lutwidge Dogson (sob o pseudônimo Lewis Carroll) encantou e ainda encanta milhares de crianças, jovens e adultos ao redor do mundo não é novidade. Recentemente, foi anunciada uma continuação do filme live-action do mesmo tema, com o nome de “Alice Through The Looking Glass” ou “Alice Através do Espelho”, que está previsto para estrear em 2016, dirigido por James Bobin e roteirizado por Linda Woolverton, baseado no livro de ficção intitulado “Through The Looking Glass” de Lewis.

Mas não apenas de adaptações cinematográficas vive Alice que, com mais de um século de existência, já ganhou diversas versões tanto para as telonas quanto em outras mídias. A mais famosa animação sobre o País das Maravilhas – e possivelmente também a mais antiga – data de 1951 e foi produzida pela Disney.

Em 2010, também pela Disney, foi lançado um famoso filme live-action cuja história se passava 13 anos

após a história original, ou seja, a tão querida Alice possui 19 anos no enredo. Dirigido por ninguém mais ninguém menos que Tim Burton, o filme e seus personagens possuem uma atmosfera mais macabra, mas não menos adorável. Quando foi lançado, o filme foi constatado ser a 15ª maior bilheteria da história do cinema.

Em 2013, foi produzida uma série spin-off da famosa “Once Upon a Time”, denominada “Once Upon a Time in Wonderland”, com uma história que acontece também anos após a primeira ida de Alice à terra da fantasia. No enredo, Alice foi tratada como louca pelo pai e enviada a um hospício, porém deve retornar ao País das Maravilhas para salvar seu verdadeiro amor, o qual conheceu em sua primeira ida ao lugar. Infelizmente, a série foi cancelada com apenas 13 episódios com uma duração média de 50 minutos.

E se pensam que apenas de adaptações americanas vive Alice, estão enganados! Várias animações japonesas costumam ter episódios especiais fazendo referências à saga da garota, geralmente com seus personagens caracterizados como cada um dos personagens originais da série. Entre eles, podemos citar Ouran High School Host Club (episódio 13) e Kuroshitsuji (Ciel in Wonderland). Além disso, Pandora Hearts possui vários personagens cujos nomes são os mesmos dos protagonistas de Alice, como a própria Alice, Cheshire Cat (Chesha Neko) e The Mad Hatter (Chapeleiro Maluco).

E então, qual é a visão de vocês sobre o País das Maravilhas? Vocês gostam?

Eu particularmente não gostava muito quando era criança, mas atualmente, adoro! Meu personagem favorito é o Cheshire, nyan! ~

Comments


bottom of page