Semana Brasil Nerd! Games!
- Gabriela Guazzi
- 11 de set. de 2015
- 2 min de leitura

Boa noite nerdinhos e nerdinhas!
Hoje irei falar um pouco sobre jogos de PC feitos por brasileiros. Sim, por brasileiros! Porque não apenas os estrangeiros são capazes de se dedicarem à arte de criar games, muito embora poucos sejam os jogos nacionais conhecidos por aí, talvez pela falta de divulgação e qualidade às vezes inferior aos jogos japoneses e americanos (o que não os deixa menos divertidos ou envolventes, claro).
Primeiramente gostaria de falar sobre o jogo que mais me chamou a atenção dentre os quais eu pesquisei. Criado por Jasiel Macedo, “Pesadelo: O Início” (Windows) roda nas estações de metrô paulistas e lembra um pouco o jogo Slenderman. O jogador comanda um personagem que trabalha na estação durante a noite e terá que descobrir quem ou que tipo de criatura picha o local e espalha cartazes intimidadores. Não sou muito fã de jogar jogos de terror porque tenho medo (tenho mesmo, admito!), mas muitas vezes este gênero são os que possuem histórias e jogabilidades que mais me chamam a atenção. Abaixo pode-se conferir o trailer do jogo.
Agora, mudando drasticamente do terror para ação e RPG, trouxe para vocês o jogo

Dungeonland, desenvolvido pelo Critical Studio também para Windows. Nele, um grupo de pessoas visita um parque de diversões medieval, construído pelo vilão da história. Isso me lembra um pouco Caverna do Dragão, e a vocês? Bom, tanto os personagens do jogo como o vilão são controlados por jogadores, que praticamente “montam” a história no decorrer da jogatina. Infelizmente, o estúdio que desenvolveu o jogo fechou as portas em 2013, vítima da falta de possibilidades de financiamento e do alto custo para a produção de jogos no Brasil.

Por último, inspirado no livro “Fausto”, de Goethe, está o jogo “Soul Gambler”, desenvolvido pela Tlön Studios. O jogo, que é do tipo onde são apresentadas escolhas ao jogador para que o enredo continue, possui uma estética semelhante à de histórias em quadrinhos e é protagonizado por Fausto, um jovem contador que vive insatisfeito com a vida, até receber uma faca especial que pode fazer pactos com entidades demoníacas sombrias. O jogo é online; não há necessidade de download e é completamente em português.

Quando menor, já tive muita vontade de trabalhar em estúdios de jogos, e confesso que essa vontade prevalece até hoje! E vocês?
Comentários