top of page
Gostou? Comente!
Posts Recentes

Viciados em Fanfics

  • Mari Beneti
  • 8 de jun. de 2015
  • 2 min de leitura

Fanfiction

Todos os fanáticos na leitura já tiveram a mesma sensação de vazio quando o livro acaba, não é mesmo? Ou então, quem fez uma maratona de uma série, se sentiu desolado quando ela chega ao fim. O pior é quando uma história tem o livro, tem o filme, quem sabe até tem quadrinhos ou mesmo uma série dedicada à ele, você assiste tudo e quando mais uma vez acaba... você se vê sem nada, no limbo, sem ter maneiras de interagir com seu personagem preferido outra vez.


Os seus problemas acabaram! As fanfictions nem sempre são bem escritas, mas são a sua melhor forma de continuar no mundo do fandom que você se apegou. Ok, não está entendendo nada? Não se preocupe, a gente fez um vídeo muito simples para explicar, dá uma olhadinha ali:

Não consegue ver? Relaxe, clique aqui que também dá certo!

Não se sabe quando as fanfics vieram ao mundo (e aos nossos corações), mas podemos garantir que esse universo se expandiu quando a internet chegou; agora sites e mais sites existem para publicação online dessas histórias feitas por fãs, como por exemplo o Nyah Fanfiction, Fanfiction Addiction, Social Spirit, entre outros.


Publicação de Fanfics

As fanfictions não podem virar livros, isso é de conhecimento geral, pois ao usarmos um personagem de alguma história que já existe, estamos cometendo uma forma de plágio. Bem, hoje em dia isso não é mais verdade...


A Amazon, pensando nos escritores desses textos online, criou o Kindle Worlds, uma plataforma para que escritores publiquem suas fanfics! Assim, elas poderão ser vendidas como um livro qualquer.


E parece que não acaba por aí, aparentemente muitos escritores se deram bem adaptando suas Fanfictions para textos originais. Já ouviu falar de um livro chamado “Cinquenta Tons de cinza”? Aquele best seller que vendeu mais de 100 milhões de cópias! Bem, ele era, sim, uma fanfic da série Crepúsculo, chamada “Master of the Universe” (Mestre do universo). Não acredita, então dá uma olhada no infográfico abaixo:

Master of the Universe / Cinquenta Tons de Cinza

Publicação em eBook

Não precisamos dar um exemplo tão grande assim de publicação de fanfictions, podemos olhar para um livro menor: Riley Shasteen, 16 anos, escreveu uma história chamada “Slave Auction”, fanfic da banda One Direction. Muitas outras directioners (fãs da banda) se sentiram realizadas quando descobriram que Riley faria a publicação da história em eBook, agora com o nome de “The Last Girl”.


Em uma entrevista com o SugarScape, Riley disse: “Estou extremamente animada e satisfeita por ser capaz de compartilhar The Last Girl com os leitores da Amazon. Eu amo o fato que o Movellas permite que você se comunique com as pessoas que te leem. Comunicar-me com as minhas leitoras, que chamam elas próprias de “last girls”, está sendo muito surreal.” O Movelas é mais um site de publicação online, não necessariamente só de fanfics.

Comece a escrever

Hoje em dia, é muito fácil publicar suas histórias em ambientes online, esperar alguns leitores e receber muitas visualizações. Se você tem uma ideia, tem um computador (ou ao menos um papel e uma caneta), o que impede de começar a escrever?


O mundo das fanfics é largo, abrange muitas palavras diferentes e cria situações que todos até poderiam estar participando. Fique por dentro disso e nos mande sua história, quando escrever!

Beijos de tapioca,

Mari Beneti.

Comments


bottom of page