Especial: Tolkien e a Terceira Era - Parte I
- Beatriz Balthazar
- 20 de mai. de 2015
- 2 min de leitura
Famoso por suas histórias mágicas e cheias de aventura, a vida de J.R.R Tolkien é o perfeito cenário para contos de fadas. John Ronald Reuel Tolkien (1892-1973) nasceu em Bloemfontein, África do Sul, no dia 3 de janeiro de 1892. Seu pai, Arthur Reuel Tolkien, era banqueiro e decidiu ir para a África em busca de uma vida melhor. Apesar dos planos da família ser de ficar muitos anos no continente, tudo mudou com a morte de Arthur em 1896. Sua mãe, Mabel Suffield Tolkien, decidiu, então, retornar à Inglaterra com o jovem Ronald (como era chamado) e o irmão mais novo Hilary. Apesar de poucos anos na África, Tolkien guardou várias memórias que utilizou em seus livros, especialmente a de quando foi mordido por uma aranha.
Na Inglaterra passou muito tempo dividido entre as regiões rurais das Midlands Ocidentais e a cidade industrial de Birmingham, onde freqüentou a King's Edward School. A proximidade dessa região com o País de Gales ajudou a desenvolver, desde cedo, a paixão por línguas: nos vagões de trem carregados de carvão, ouvia muitas palavras em galês como "Nantyglo" e "Senghenydd", de tão fascinantes foram a inspiração na criação das línguas élficas.

Depois do fim da guerra, a carreira acadêmica de Tolkien decolou: ele foi escolhido como Professor Associado de Língua Inglesa na Universidade de Leeds em 1920 e, em 1925, passou a ocupar o posto de professor de Anglo-saxão em Oxford. Como professor, Tolkien se dedicou na literatura em inglês antigo e médio (foi famoso por seus estudos no poema "Beowulf") e também às aulas na graduação.

Semana que vêm continuamos com o Especial: Tolkien e a Terceira Era
Até lá fica um vídeo com algumas lindas cenas feitas na gravação dos filmes O Hobbit. E não esqueçam de nos falar o quanto ficaram animados com os filmes, ou não né!
Até mais!
-BiaBalthazar
תגובות