200 anos de Mangás
- Mari Beneti
- 14 de abr. de 2015
- 2 min de leitura
Mangás e animes são famosos nos dias atuais, podemos encontrar sites em que a leitura é gratuita ou muito barata. São revistas em quadrinhos japonesas com histórias engraçadas, dramáticas, bobas e muito bem boladas; cada gênero é uma ficção diferente.
Mas você sabe como surgiram os primeiros mangás?

Mangá é o resultado da união dos ideogramas “man” (humor) e “ga” (gragismo), mas a primeira obra desse tipo não tão engraçada assim: eram só cenas comuns do dia a dia, feitas com tinta nanquim pelo desenhista Hokusai Manga. Os desenhos foram feitos em 1814.

Essa versão que conhecemos e lemos até hoje, surgiu com o mangá “Shin Takarajima” (A nova ilha do tesouro) em 1947, desenhada por Tezuka. Foi a primeira vez que os personagens apareceram com olhos grandes usados até hoje.

Em 1956, Yoshihiro Tatsumi criou o “Gekigá” (desenho dramático), uma linha séria e para adultos onde o traço e os roteiros eram mais complexos. Mangás como “Vagabond” (1998), Akira (1982) e O lobo solitário (1970) foram criados levando em base esse estilo.

E quem nunca leu ou assistiu “Cavaleiros do Zodíaco”? Acredite, é mais antigo do que parece: em 1986, Masami Kurumada criou os mangás em janeiro e logo em setembro já tinha virado anime! No Brasil, a série só veio aparecer em 1994 com a TV Manchete.

O primeiro mangá lançado no Brasil foi “Lobo Solitário”, em 1988, com a Editora Cedibra. Ainda sim, a leitura não era de trás para frente; isso só foi acontecer em 2000, com “Dragon Ball”.

Desde então, o mundo mangá já deu voltas, de 1984 com Dragon Ball até 1997 em One Piece (publicada até hoje). Naruto, de 1999, só foi acabar ainda no ano passado, mas foi prometido um filme e uma mini série nesse ano de 2015!

Os brasileiros tentaram imitar esse tipo de literatura em uma história original, foi em 2008 que lançou “Turma da Mônica Jovem”, com os personagens de Maurício de Sousa mais velhos e crescidos. Já passou de 70 edições e a edição 50 vendeu mais de 500 mil exemplares!

E agora vocês sabem mais sobre os mangás que tanto gostam de ler?? Curtam e comentem!
Beijos de tapioca,
Mari Beneti.
Comments