Anos 90 e o Cartoon Network
- Mari Beneti
- 6 de abr. de 2015
- 2 min de leitura

Cartoon Network é um canal de TV por assinatura que foi responsável por trazer ao Brasil os desenhos animados que passavam nos Estados Unidos. Entrou ao ar pela primeira vez em 1992, 100% voltado para desenhos como: O Laboratório de Dexter, As Meninas Superpoderosas, Johnny Bravo, A Vaca e o Frango e muitos outros. Até 2004 o canal era líder absoluto em audiência no Brasil e em muitos países da America Latina, já hoje não chega nem próximo de tudo o que foi. Mas então... Como foi que caiu tanto assim?
Se você provavelmente nasceu nos anos 90, sabe do que estou falando: os desenhos da infância, os melhores, aqueles que faziam você terminar sua lição de casa mais cedo para poder sentar na frente da televisão, assistir filmes e comer lanchinho. Hoje em dia não faz mais isso (não só porque você agora provavelmente cresceu, mas também porque o canal caiu muito de lá pra cá).
Por que o Cartoon fez tanto sucesso antes?

Em 1993, a TV aberta para crianças passava séries e animes (fazia um ótimo trabalho com isso), enquanto o Cartoon fazia exatamente o contrário: transmitia tudo de melhor no EUA. Por ter tanta diferença de conteúdo, a audiência por vezes preferia assistir ao que passava na TV por assinatura do que o que estava em outro canal.
Até 2004, o Cartoon teve sua melhor fase, com a melhor audiência, isso só porque era completamente diferente do que todos os outros programas que estavam passando. Os editores davam atenção total aos programas, e quando começaram a relaxar, deram seu maior erro: criaram personagens em que nenhuma criança podia se identificar ou se relacionar.
Por que o Cartoon não faz tanto sucesso agora?

A falta de qualidade dos desenhos animados não se deu só no Cartoon Network. É quase que uma fase geral em que todos os canais infantis vivem, com falta de conteúdo, personalidade e de identificação com seu público.
O Ben 10, atualmente, faz tanto sucesso quanto fez Cavaleiros do Zodíaco em sua época, porém é muito mais limitado e não é desenvolvido. Temos sempre que levar em consideração que as formas de comunicação nos dias de hoje são muito mais elevadas do que as de antigamente, então para algo fazer sucesso nos anos passados, tinha que ser muito bom. Para algo fazer sucesso nos dias atuais, só tem que ter muito produto para comprar nas lojas e muitos vídeos para assistir na internet.
Basta olhar para a programação e ver que ela é montada de qualquer forma. Parece que o Cartoon deixou de se importar em criar uma grade variada para o público, agora quer só entupi-la com shows como Hora de Aventura, Apenas um Show e O Incrível Mundo de Gumball para vender cotas de patrocínio ao mercado publicitário.
E foi assim que o Cartoon Netework, agora com seu novo logo, parou de fazer o sucesso que tinha antes. Outros canais tentaram resgatar antigos desenhos (como o Boomerang), mas não será como era antes.
Vocês preferem os desenhos antigos ou os que passam hoje no Cartoon?? Comentem e compartilhem!
Beijos de tapioca,
Mari Beneti.
Comments