O que é RPG?
- Gih
- 3 de abr. de 2015
- 2 min de leitura
Olá nerds! Hoje o tema que vou falar é muito bacana: a história do RPG, método de fisioterapia para corrigir a postura....Brincadeira!
Mas sério, vou falar da história do RPG conhecido como Role-Playing-Game, traduzindo algo como "Jogo de Interpretação" ou “Jogo de Interpretação de Personagens” , como surgiu e seus tipos dessa atividade que vem atraindo mais e mais pessoas
Então segure a minha mão e venha para essa aventura por terras distantes e viagens no tempo sem tirar o seu bubum na cadeira!

HISTÓRIA
Tudo começa nos Estados Unidas em 1971 quando a empresa A TSR (Tactical Studies Rules Inc.) lança o jogo The Fantasy Game o que e depois seria conhecido como D&D - Dungeons & Dragons (Masmorras & Dragões) inspirado no cenário mediaval e histórias do universo do Tolkien. Esse seria o 1º RPG de mesa e mais utilizado nos RPGs de mesa (sim ele também criou o famoso desenho Caverna do Dragão)

No Brasil
Só começa a popularizar a partir de 80 com as versões que as pessoas faziam para jogar como traduzir ou tirar foto o que ficou conhecida como Geração Xerox ,mas em 1991 a editora GSA lança o 1º RPG Brasileiro chamado Tagmar em estilo medieval, o que gerou polêmica por ser acusada de cópia do D&D. No mesmo ano surge a GURPS (Generic and Universal Role Playing System - Sistema Genérico e Universal de Interpretação de Papéis) ou seja, um sistema que pode usar e adaptar para quaquer cenário histórico ou ficcional.
Junto com esses jogos surge Vampiro: a Máscara um jogo de terror no qual o foco é o drama e a interpretação dos personagens e que fez muito sucesso.

Atualmente
Com a popularização da internet e o crescimento do mercado dos jogos, o RPG deixa de ser de papél, caneta e dados coloridos com várias formas geométricas para o PC, video games, smartphones e tablets com jogos onlines e campeonatos mundiais chamados de E-sports (eletronic sports) onde o nível chega a ser tratado como esporte físico.

E-sports atraindo vários gamers para assistir à campeonatos
Além do entretenimento, os jogos são também aplicados na pedagogia como método de aprender, incentivando a criatividade e leitura, aumentando a interação com as pessoas e sendo mais expressivo.

*Roleplaying - seria algo assim*
A magia de te levar à milhares de lugares sem sair do lugar :)
Se interessou?
Existem uma infinidade de opções de RPG online como LOL, WOW, Ragnarock entre outros, mas se quiser começar pelo tradicional papél-caneta-dados há esses estilos que citei no começo do post .
Há muitos artigos/sites/textos sobre como jogar, saber mestrar e como interpretar. Uma experiência bacana para saber como funciona é ouvir e assistir pessoas que publicam suas histórias de RPG como o site Jovem Nerd onde os 2 blogueiros e seus amigos se aventuram desde florestas densas até desertos no universo medieval e na outra aventura em que ser encontram no futuro high-tech do cyberpunk. Vale a conferida
Bem é isso espero que tenham gostado e até a próxima
Gih - Já foi uma elfa de 3 metros e agora é uma barda alegre que toca flauta de pan
Comments