top of page
Gostou? Comente!
Posts Recentes

Premonições literárias

  • Mari Beneti
  • 24 de mar. de 2015
  • 2 min de leitura

Sempre tivemos aquela vontade, quando criança, de escrever alguma coisa e ela realmente acontecer. Escrever “sorvete de uva” e um picolé se materializar em sua frente! A maioria das crianças sonham com isso, e poucas sabem que alguns dos escritores antigos de ficção já acertaram em acontecimentos futuros.


O site printerinks.com criou um infográfico com algumas das literaturas que fizeram previsões antes mesmo das coisas acontecerem! Deem uma olhada abaixo:


Literatura-Previsão-ou-Influência.jpg

Logo no começo das famosas ficções criadas, em 1735, o livro As viagens de Gulliver acabou dizendo, como ficção, que Marte tinha duas luas. Mais de 100 anos depois, em 1877, foi descoberto que Marte realmente tem duas luas! E as premonições literárias não param por aí: viagens para o espaço foram contadas como fantasia por Júlio Verne em 1865, elas acabaram sendo possíveis em 1964; assim como o submarino, previsto pelo livro Mil Léguas Submarina (do mesmo autor) em 1870, surgiu de verdade em 1960.


Claro que nem sempre foram as coisas boas que viraram realidade, H. G. Wells contou a trágica história de bombas tão terríveis que matavam milhares de pessoas antes mesmo de encostar-se ao chão, em 1914. Infelizmente, em 1945 uma bomba atômica com o mesmo poder foi usada.


Até mesmo pensando nos dias atuais, no livro Mochileiros da Galáxia, de Douglas Adams, previu em 1980 que haveria como conversar em uma língua e ter uma tradução automática e ao vivo. Isso, em 2014, foi possível através de aplicativos de tradução!


Como podem ver, a ficção está só a um passo (às vezes mais de 100 anos de passos) de virar realidade. Quem sabe, no futuro, vamos conseguir escrever “sorvete de uva” e realmente come-lo! Comente e compartilhe!


Beijos de Tapioca,

Mari Beneti.

Comments


bottom of page